Tendências de Decoração 2020


1. Cor é atitude

https://images.homify.com/images/a_0,c_fill,f_auto,h_632,q_auto,w_632/v1440571178/p/photo/image/623670/Apartamento_no_Flamengo_assinado_pela_arquiteta_BIANCA_DA_HORA__4_/fotos-de-salas-de-estar-ecletico-por-da-hora-arquitetura.jpg
 
Em 2020, cor será sinônimo de atitude, inspirada em movimentos como o 8M (Dia Internacional da Mulher), que adotou o rosa pink, e o #MeToo, que escolheu o preto. Nesse sentido, a cor traz mensagens sobre verdade, autenticidade e transparência tanto na vida pública quanto na privada.
Do mesmo modo, as inspirações tecnológicas e futuristas do próximo ano – como as primeiras Olimpíadas a usarem IA (inteligência artificial) ou a missão Marte 2020 da NASA – estão no centro do cenário apontado pela WGSN, a maior consultoria de tendências do mundo.  


 
O pioneirismo, que é a tônica das tendências para 2020, levou à criação de cores como o Neo Mint (ou novo menta), um tom de verde água ou pastel bem suave, limpo e puro, que evoca tanto a natureza quanto ciência e tecnologia. Democrática, essa cor pode ser usada em qualquer ambiente, seja nas paredes ou em detalhes pontuais da decoração como o mobiliário. Ela pode ainda ser combinada com plantas e elementos rústicos e artesanais.   


 
O Neo Mint mostra sua versatilidade por criar um ambiente vintage ao ser combinado com branco e tons mais claros ou um ar contemporâneo em uma combinação com preto. Outra tendência para o próximo ano é associar o Neo Mint a cores como rosa, cinza, laranja e até vermelho.   


 
Além desta cor relaxante e refrescante, mais quatro matizes serão muito utilizadas em 2020: Purist Blue, um azul mais puro e claro, com uma pitada de verde e cinza, que ganha sofisticação quando combinado com dourado e cobre; Cassis, uma mistura dramática de roxo e rosa, ideal para detalhes e veludos; Cantaloupe, um tom alaranjado leitoso que lembra o salmão e que dá um toque de alegria se usado em detalhes da decoração; e Mellow Yellow, uma tonalidade de amarelo queimado parecido com o mostarda. Como esses matizes têm muita personalidade, devem ser utilizados com moderação.     


 
A volta das cores em 2020 será muito bem-vinda. O ar impessoal da tendência de tons neutros ainda em voga dará lugar no ano que vem a espaços personalizados, renovados e surpreendentes por causa das novas cores que vão se aliar a esses tons para conferir personalidade aos ambientes.